exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Chatbot ajuda médicos chineses nos diagnósticos a pacientes

A Baidu enriqueceu a app para iOS e Android especializada para médicos na China com um chatbot que estabelece uma conversa e ajuda a realizar diagnósticos.

  • 333

Exame Informática

O chatbot dá pelo nome de Melody e faz perguntas aos médicos para os ajudar a realizar diagnósticos mais corretos para cada paciente. Este chatbot vai estar disponível na app Baidu Doctor, nas versões para iOS e para Android, explica o The Verge. A Melody ajuda os médicos a lembrar-se das perguntas mais acertadas para cada situação, como por exemplo, no caso de o doente ter dores de cabeça, perguntar quando começaram, quanto tempo duraram, a dor está localizada ou espalhada, entre outras.

A componente de inteligência artificial entra em ação quando, mediante as respostas conseguidas, o chatbot começa a colocar outras questões.

Nesta fase, o serviço vai estar disponível apenas na China e os responsáveis pelo projeto esperam ter massa crítica de centenas de milhões de utilizadores para conseguir melhorar as capacidades de Melody. Numa fase posterior, o serviço pode chegar à Europa e aos EUA.

Andrew Ng, investigador da Baidu, cita as estatísticas mais recentes da Organização Mundial de Saúde que mostram que faltarão mais de 13 milhões de médicos e profissionais de saúde em todo o mundo, nos próximos 20 anos. A Baidu pretende que a tecnologia possa ajudar a cobrir estas falhas.

  • 333