exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Gartner: menos PCs no terceiro trimestre de 2016

A consultora divulgou os seus dados mais recentes: as vendas de PCs continuam a baixar pelo oitavo trimestre consecutivo.

  • 333

Exame Informática

O mercado registou uma quebra nas remessas de PCs em todo o mundo, diz a Gartner. No terceiro trimestre de 2016, foram colocados 68,9 milhões de unidades, uma quebra de 5,7% face ao mesmo trimestre de 2015. Este é o oitavo trimestre consecutivo com quebras, o que representa também o período negativo mais longo da indústria de PCs. Os analistas da consultora justificam esta quebra com a maior longevidade dos computadores e com a baixa procura, mesmo nos mercados emergentes. Nem o período do regresso às aulas, tipicamente uma época alta para este segmento, conseguiu inverter a tendência.

Lenovo, HP e Dell continuam a ser os três principais fabricantes, embora a líder Lenovo tenha registado uma quebra de 2,4% face ao mesmo trimestre do ano anterior.

Nos EUA, houve uma diminuição de 0,3% nas vendas de PC, na Ásia-Pacífico a quebra foi de 7,6% e no mercado EMEA registou-se uma descida de 3,3%.

  • 333