exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google e Facebook querem ligar China e EUA a 120 terabits por segundo

As duas gigantes estão a colaborar para a instalação de um cabo de fibra ótica submarino com uma largura de banda de 120 terabits por segundo que ligue Los Angeles a Hong Kong.

  • 333

Exame Informática

O Pacific Light Cable Network duplica a atual velocidade de transmissão que pertence a uma parceria onde a Google também está presente. Google e Facebook querem agora ligar EUA e China através de um cabo com largura de banda de 120 terabits por segundo, o que representa a ligação de maior capacidade entre os dois países. O objectivo das gigantes é ter uma parte da capacidade para cada uma e alugar o restante espaço a outras empresas, embora ainda não se conheçam os pormenores do plano, explica o The Verge.

Google e Facebook querem que os utilizadores dos dois lados do Pacífico gozem de ligações rápidas e estáveis, daí o investimento na estrutura de rede. A medida não é inédita entre as tecnológicas e o Facebook participa com a Microsoft numa parceria para a instalação de um cabo ainda mais rápido através do Atlântico.

A construção do Pacific Light Cable Network deve ficar concluída só em 2018.