exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Tesla apresenta painéis solares camuflados

Elon Musk apresentou a tecnologia que pode vir a revolucionar os telhados das casas. A solução pode ser camuflada de forma a parecer que o telhado é construído com materiais mais tradicionais.

  • 333

Exame Informática

O cenário da série Donas de Casa Desesperadas foi usado para demonstrar a tecnologia mais recente da Tesla. Elon Musk explica que, em cada casa naquela fila, o material que constitui o telhado foi substituído por esta inovação. À vista desarmada, não parece haver grandes alterações, uma vez que há um revestimento que garante um aspeto visual mais tradicional. Musk explica que a cobertura é mais ou menos visível conforme o ângulo de visualização e que a Tesla está a trabalhar com a 3M para desenvolver este material. Visto do chão, o material parece opaco, mas à medida que se inclina o ângulo, torna-se mais transparente, permitindo a passagem da luz solar, explica a Wired.

«Nunca se vai desgastar, é feito de quartzo, com uma longevidade quase infinita», afirmou Musk, descrevendo este material. «Têm de ser bonitos, baratos e bem integrados. Se tudo isto for verdade, para quê ir para outra direção?», questionou o fundador da Tesla.

Estes painéis serão depois conectados à Tesla Powerwall, cuja versão 2.0 também foi apresentada na semana passada. Com um custo de 5500 dólares e capacidade de armazenamento de 14 kWh, suficiente para ter energia para uma casa média com quatro quartos.

Ainda não se conhecem preços, datas de lançamento ou mais detalhes sobre a instalação desta tecnologia para os painéis solares.

  • 333