exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Engenheiros descobrem o que causou explosão do rocket da SpaceX

Elon Musk revelou que já foi descoberta a causa da explosão do rocket e que a empresa poderá tentar um novo lançamento em dezembro.

  • 333

Exame Informática

O CEO da SpaceX descreve que se trata de um «problema realmente surpreendente e que nunca tinha sido encontrado anteriormente na história dos foguetões», cita o New York Times. Na semana passada, a empresa tinha avançado que suspeitava que o problema estava relacionado com um dos três tanques de hélio em fibra de carbono que se encontram dentro do tanque de combustível. Aparentemente, o combustível de oxigénio líquido desceu a temperaturas tão baixas que quase se tornou sólido e à sua passagem desencadeou várias explosões que culminaram na destruição do foguetão e da carga.

Elon Musk não entrou em muitos detalhes na sua declaração, afirmando apenas que se o problema se deveu a uma combinação de hélio líquido, compósitos de fibra de carbono e oxigénio sólido.

A NASA entregou a missão de reabastecimento da ISS a Orbital ATK, mas sabe-se que a SpaceX se prepara para um novo lançamento de um Falcon 9 em meados de dezembro.

  • 333