exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung vai comprar Harman por 7,3 mil milhões de euros

Esta aquisição representa uma mudança estratégica por parte da empresa sul-coreana e visa permitir à Samsung começar a entrar em força em diferentes segmentos do mercado automóvel.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Samsung Electronics anunciou que chegou a acordo para adquirir a Harman International Industries por 8 mil milhões de dólares (cerca de 7,3 mil milhões de euros). Apesar de ser mais conhecida do grande público através de marcas como a Harman/Kardon e a JBL, por exemplo, a Harman International Industries obtém cerca de dois terços das suas receitas através de negócios relacionados com o setor automóvel – é que a empresa desenvolve produtos de infotainment, áudio e serviços de segurança que são usados em mais de 30 milhões de veículos de marcas como BMW, Toyota e Volkswagen.

Esta aquisição marca uma mudança estratégica na política da Samsung, que, segundo a Reuters, está a disposta a apostar mais no setor automóvel e a arranjar fontes alternativas de receitas para não ficar dependente do segmento de smartphones, onde recentemente teve de lidar com os problemas do Galaxy Note 7.

O negócio deverá ficar concluído no próximo ano e é a maior aquisição de sempre de uma empresa estrangeira por parte de uma companhia sul-coreana. Refira-se que esta notícia surge depois de ter vindo a público que vários responsáveis de topo da Samsung foram questionados durante uma investigação a um escândalo político que envolve Park Geun-hye, a atual presidente da Coreia do Sul.