exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

400 milhões de contas do AdultFriendFinder nas mãos de hackers

O ataque resulta numa das maiores quebras de que há registo: hackers terão conseguido o acesso a mais de 400 milhões de contas de vários sites de comunidades como o AdultFriendFinder.

  • 333

Exame Informática

O LeakedSource.com avança que os hackers terão conseguido acesso a uma lista com passwords mantidas em ficheiros de texto simples ou protegidas com o algoritmo ultrapassado SHA1. A equipa de hackers terá conseguido desencriptar 99% destas passwords: 339 milhões do AdultFriendFinder.com, 15 milhões das quais os utilizadores julgavam ter apagado, mas que ainda se mantinham guardadas, mais de 62 milhões do site Cams.com e mais de sete milhões do site Penthouse.com. Vários outros serviços mais pequenos também terão sido afetados pelo ataque, noticia o ArsTechnica.

Uma análise aos nomes de utilizadores que constam na lista das vítimas mostra que o Hotmail é o serviço de correio eletrónico preferido destes swingers.

Os responsáveis pelo FriendFinder confirmam a existência de vulnerabilidades no sistema, para as quais terão sido alertados nas últimas semanas, mas não confirmaram o ataque, nem o roubo de credenciais. A existir, este terá sido o segundo ataque ao site em apenas 18 meses, depois de em maio de 2015 os dados pessoais, incluindo preferências sexuais, de mais de 3,5 milhões de utilizadores terem sido revelados.