exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Microsoft junta-se à Linux Foundation

O cenário que parecia impensável há alguns anos acaba de concretizar-se: a Microsoft anunciou que se irá juntar à Linux Foundation, que se dedica ao desenvolvimento de software de código aberto.

  • 333

Exame Informática

A ironia é que a Microsoft construiu o seu império com base em software fechado, com código proprietário e acaba de juntar-se a uma Fundação que defende precisamente o oposto. Ainda há 15 anos, o antigo CEO da Microsoft disse que o Linux era um «cancro». A entrada da Microsoft não é repentina, mas sim o culminar de um longo processo. A empresa é, inclusivamente, a organização que mais contribui para o Github.

A cultura de transformação em Redmond começou com a liderança de Satya Nadella. Neste momento, a Microsoft já abriu o código para o PowerShell, para o Visual Studio code e, recentemente, para o motor JavaScript do browser Edge. O The Verge lembra ainda a parceria com a Canonical para trazer o Ubuntu para o Windows 10 e a aquisição da Xamarin para ajudar ao desenvolvimento de apps mobile.

Sabe-se que o Visual Studio para Mac revelado por acidente esta semana foi construído sobre o código do Xamarin Studio.

Por outro lado, a Google também anunciou a entrada na .NET Foundation, principal rival da Microsoft para o Java e para o Android.