A backdoor foi desenhada pela Shanghai AdUps Technologies com o propósito de ajudar os fabricantes chineses e operadoras a registarem os padrões de utilização dos consumidores para fins publicitários. No entanto, o software terá sido instalado «por engano» em vários aparelhos da BLU enviados para os EUA e permitido a recolha de dados pessoais e de utilização.
A AdUps diz que o seu software está instalado em mais de 700 milhões de dispositivos, incluindo tablets, smartphones e sistemas de entretenimento a bordo. A ferramenta de monitorização, no entanto, foi desenhada especificamente para o mercado chinês e foi incluida, «por engano», nos aparelhos BLU enviados para os EUA, noticia o ArsTechnica.
O advogado da empresa defende que se trata de um erro de uma empresa privada e desmente que os dados tenham sido enviados para o governo chinês.
A ferramenta foi detetada pela Kryptowire que alertou imediatamente a Google, a BLU, a AdUps e a Amazon.
A BLU admite que cerca de 120 mil aparelhos possam estar afetados, mas que já foi disponibilizado o patch para corrigir esta situação.