exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Telemóveis da BLU recolhem dados dos consumidores

Os smartphones da BLU Products comercializados pela Amazon e Best Buy nos EUA incluem uma backdoor que dá acesso aos dados dos consumidores, sem o seu consentimento.

  • 333

Exame Informática

A backdoor foi desenhada pela Shanghai AdUps Technologies com o propósito de ajudar os fabricantes chineses e operadoras a registarem os padrões de utilização dos consumidores para fins publicitários. No entanto, o software terá sido instalado «por engano» em vários aparelhos da BLU enviados para os EUA e permitido a recolha de dados pessoais e de utilização.

A AdUps diz que o seu software está instalado em mais de 700 milhões de dispositivos, incluindo tablets, smartphones e sistemas de entretenimento a bordo. A ferramenta de monitorização, no entanto, foi desenhada especificamente para o mercado chinês e foi incluida, «por engano», nos aparelhos BLU enviados para os EUA, noticia o ArsTechnica.

O advogado da empresa defende que se trata de um erro de uma empresa privada e desmente que os dados tenham sido enviados para o governo chinês.

A ferramenta foi detetada pela Kryptowire que alertou imediatamente a Google, a BLU, a AdUps e a Amazon.

A BLU admite que cerca de 120 mil aparelhos possam estar afetados, mas que já foi disponibilizado o patch para corrigir esta situação.