exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple vai resolver falha de toque do iPhone 6 Plus, mas vai cobrar por isso

A Apple anunciou um programa para reparação dos iPhone 6 Plus cujo ecrã tátil deixa de responder. A reparação custa 149 dólares e há críticos que referem que se trata de um problema estrutural que devia estar coberto pela garantia.

  • 333

Exame Informática

O Multi-Touch Repair Program para os iPhone 6 Plus custa 149 dólares e repara os aparelhos cujos ecrãs comecem a piscar ou onde o toque não funcione. A Apple diz que alguns telefones que tenham sofrido muitas quedas podem apresentar estes sintomas e anuncia este programa para as reparações.

No entanto, a “touch disease” tem sido acompanhada desde agosto pelo ifixit.org que revela que os problemas de toque afetam muitos aparelhos e não só aqueles que tenham caído. O problema é estrutural, semelhante aos que afetavam o bendgate e já deu origem a um processo judicial que alega que dezenas de milhares de aparelhos possam estar a ser afetados. «A Apple está a omitir um defeito de manufatura que causa com que os ecrãs táteis dos iPhone deixem de responder e falhem no seu propósito essencial enquanto smartphones», lê-se na queixa, citada pelo The Guardian.

O processo descreve um caso de um utilizador norte-americano cujo telefone estava dentro da garantia e o ecrã deixa de responder. A Apple pediu 320 dólares para recolher o telefone e fornecer um aparelho de substituição. O utilizador recusou o pagamento e teve de deixar de usar o telefone.

A Apple ainda não comentou o assunto.

  • 333