exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

FCT vai investir 100 milhões em projetos científicos

Paulo Ferrão, presidente da FCT: vem aí um novo programa de financiamento do sistema científico

Luis Barra

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) está em vias de dar início a uma nova vaga de financiamento de projetos do sistema científico português. No primeiro trimestre deverão ser abertas candidaturas para o financiamento de projetos inovadores.

  • 333

Paulo Ferrão, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), aproveitou a participação num evento da associação de empreendedorismo COTEC para anunciar a disponibilização de 100 milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento «de várias áreas do sistema científico».

«Cada projeto poderá receber um investimento máximo de 200 mil euros e deverá ser concretizado em três anos», explicou Paulo Ferrão, à margem do 13º Encontro Nacional de Inovação, organizado pela COTEC durante o dia de hoje.

Questionado pela Exame Informática, Paulo Ferrão informou ainda que a submissão de candidaturas a este novo bolo de financiamento deverá arrancar no primeiro trimestre de 2017. Os 100 milhões de euros agora anunciados poderão ser aplicados em projetos que possam ser testados em ambiente empresarial, mas apenas instituições científicas poderão vir a beneficiar do financiamento, que deverá cobrir 100% dos valores em causa, acrescentou ainda Paulo Ferrão.

  • 333