exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Trump já falou com Tim Cook para produzir iPhones nos EUA

Pode não passar de um plano vão, mas Donald Trump diz que já falou com o CEO da Apple no sentido de passarem a produção de iPhones para o território norte-americano.

  • 333

Exame Informática

O presidente eleito dos EUA está a seguir uma das suas propostas eleitorais e reafirma que já falou com Tim Cook, da Apple, com o objetivo de construir grandes fábricas nos EUA e passar a produzir aí os iPhone e outros produtos da marca, em vez de se recorrer à produção na China ou no Vietname.

É um movimento que parece improvável, uma vez que o Ocidente se vira para os países asiáticos, com vista a mão de obra barata. Consta que Steve Jobs terá dito em 2012 a Barack Obama que este tipo de trabalho já não volta aos EUA.

O interesse da Apple não é só na mão de obra de montagem dos iPhone que é mais barata na China, mas também se prende com a proximidade dos fabricantes dos restantes componentes, explica o The Verge. Recriar esse ecossistema nos EUA não será fácil.

O plano de Trump parece passar por baixar os impostos às grandes empresas e eliminar algumas regulações. Tudo pode não passar de uma manobra política de Trump, para fazer parecer que está a caminhar no sentido de cumprir as suas promessas eleitorais.

  • 333