exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Empresas chinesas batem recorde com registo de um milhão de patentes

As empresas chinesas foram responsáveis por mais de um terço das patentes solicitadas durante o ano 2015, revelam os mais recentes números da WIPO.

  • 333

O mais recente relatório da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) confirma a corrida à patentes não para de aumentar na China: Em 2015, as empresas chinesas solicitaram o registo de 1.101.864 patentes.

Além de protagonizarem um novo recorde, as empresas chinesas distinguem-se na comparação com o número de patentes registadas noutros países: segundo a WIPO, terão sido solicitadas 2,9 milhões de patentes a nível mundial – o que significa que mais de um terço dos pedidos de patentes foram tem proveniência na China.

Os números da WIPO apresentam ainda uma discrepância assinalável no que toca ao âmbito dos pedidos de patentes: apenas 42.154 do total de 1,1 milhões de pedidos de patentes terão validade à escala mundial (as restantes estão limitadas ao mercado chinês).

A Huawei e a ZTE lideram os pedidos de patentes mundiais solicitados na China, informa a BBC.

Na origem do crescendo dos pedidos de patentes estarão as políticas chinesas que têm vindo a promover o registo de patentes e também o facto de o simples redesenho de componentes ter motivado parte das solicitações de registo de propriedade intelectual.

  • 333