exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Holoportation, o escritório do futuro visto pela Microsoft

Exame Informática

  • 333

A divisão Research da Microsoft apresentou a segunda versão do Holoportation, uma ideia do que será o escritório do futuro, que funcionará com bastante tecnologia e à distância.

Exame Informática

A primeira vez que se viu o conceito do Holoportation foi antes da conferência Build, em março deste ano. Agora, o projeto surge com algumas melhorias. A grande diferença desta versão do Holoportation é que a equipa da Microsoft Research conseguiu colocar toda a solução dentro de um automóvel e assegura que precisa de uma ligação de “apenas” 30 a 50 Mbps, bastante menos do que a versão inicial.

De acordo com o Slashgear, o Holoportation usa uma mistura de tecnologias, desde a holografia à mixed reality. O objetivo é captar a imagem de um utilizador num ponto do planeta e reproduzi-la noutro escritório, em tempo e tamanho real. A imagem 3D só é visível com recurso a um capacete como o HoloLens ou um HTC Vive.

Desta vez, o projeto foi colocado na bagageira do carro e a imagem do passageiro no banco traseiro foi reproduzida num escritório, noutro local. Veja o vídeo com a demonstração.