exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Em Green Bank não há TV, para não prejudicar a busca de ET

Há uma cidade no estado da Virgínia onde o sinal de telemóvel e de Wi-Fi é reduzido ao mínimo, para não incomodar os habitantes que procuram sinais de vida alienígena.

  • 333

Exame Informática

O Green Bank Telescope é o principal observatório da cidade e executa várias tarefas, embora o destaque seja dado à busca por sinais de vida extraterrestre. A cidade atrai jornalistas e curiosos há muito tempo que querem contemplar a ciência ali presente e falar com os habitantes que escolheram ali viver. Green Bank está no centro da National Radio Quiet Zone, uma área de 33 mil quilómetros quadrados, onde algumas transmissões eletrónicas são mantidas no mínimo, para não alterar as leituras dos instrumentos científicos, noticia a BBC.

O cenário encontra-se a mudar gradualmente, à medida que os novos standards de Wi-Fi, que não causam tantas interferências, vão sendo implementados. No entanto, sinal de TV e de telemóvel são mesmo bloqueados.

A cidade é também procurada por pessoas que sofrem de hipersensibilidade eletromagnética, uma doença que ainda não reune consensos na comunidade médica, com a maior parte dos especialistas a consider que se trata de um distúrbio psicológico e não físico.

Apesar de haver planos de privados em investir no GBT, sabe-se que o governo planeia reduzir gradualmente os subsídios, à medida que outros telescópios, mais avançados, vão surgindo.