exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Facebook permite denunciar notícias falsas

Desde as eleições presidenciais dos EUA, o Facebook tem recebido críticas por ser um veículo para notícias falsas, com o poder de mudar opiniões. Agora, sabe-se que há uma opção que permite ao utilizador denunciar estes conteúdos.

  • 333

Exame Informática

Zuckerberg começou por dizer que apenas 1% das notícias publicadas na rede social eram completamente falsas. Depois, a empresa, juntamente com a Google, decidiram cortar nas receitas publicitárias dos sites que veiculassem estes conteúdos. Agora, o Engadget noticia que há uma opção que permite aos utilizadores denunciar estes conteúdos.

A funcionalidade de denúncia por «É uma notícia falsa» estará operacional há mais de um ano e aparece quando o utilizador indica que um determinado conteúdo não devia estar no Facebook. Quando se denuncia um conteúdo, é perguntado ao utilizador qual o motivo da denúncia e, entre os motivos, há as opções de «Vai contra a minha opinião», «É pornografia», «Advoga a violência ou danos a pessoas ou animais» e «É uma notícia falsa», entre outras.

A opção adequa-se ao método de funcionamento padrão do Facebook, onde se espera que os utilizadores também sejam uma primeira barreira contra conteúdos impróprios.

  • 333