exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Israel tem arma para piratear e abater drones

Com a proliferação de drones, há também a procura de sistemas que os afastem. Em Israel, foi criada uma arma que funciona com antenas que bloqueiam as comunicações e até podem abater os drones.

  • 333

Exame Informática

As autoridades e especialistas já tentaram usar águias ou lasers para caçar drones, mas em Israel há um modelo um pouco distinto. A Tasnim News, um órgão de comunicação daquele país, mostra imagens e descreve o bloqueador de drones como «um aparelho portátil usado para afastar os objetos voadores hostis», noticia o Engadget.

Esta arma consegue fixar a mira num drone apenas e disparar um sinal que afete a sua operação. É ainda descrita uma forma de piratear o aparelho, forçando-o a aterrar em segurança.

Há uma grande procura para este tipo de dispositivos que serão úteis em cenários de guerra, em situações de violação de privacidade ou mesmo para evitar ataques terroristas em que os drones sejam armadilhados com bombas e transportem o perigo pelos ares. Várias empresas e organizações já mostraram as suas propostas de armas para abater estes aparelhos.

  • 333