exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Patentes: Nokia processa Apple

A Nokia e a Alcatel acusam a Apple de infringir 32 patentes. A marca da “maçã” diz que a Nokia se associou a trolls de patentes para aumentar o número de casos em tribunal.

  • 333

Exame Informática

As duas fabricantes apresentaram queixas na Alemanha e nos EUA, acusando a Apple de violação de propriedade intelectual. A Nokia explica que as patentes em causa descrevem tecnologia para ecrãs, interface de utilização, software, antenas, chipsets e codificação de vídeo. A maior parte das patentes pertence mesmo à marca finlandesa, mas pelo menos uma é da Alcatel, que foi comprada pela Nokia em 2015.

Este é o capítulo mais recente de uma guerra que conheceu o pico entre 2009 e 2011. Na altura, os casos em todo o globo ficaram decididos com um acordo que se estima que tenha rendido milhões de euros à Nokia. Ilkka Rahnastoin, responsável pelas patentes da Nokia, diz que «a Nokia criou ou contribuiu para muitas das tecnologias fundamentais usadas hoje nos aparelhos móveis, incluindo os produtos Apple (...) Depois de vários anos a tentar negociar e chegar a acordo com a Apple sobre a utilização destas patentes, estamos a agir para defender os nossos direitos», cita o ArsTechnica. Desde o iPhone 3GS ao iPhone 7, iPad Pro, iPad Air, iPad Mini, Apple Watch, Apple TV e serviços como o Find My Phone ou o Find My iPad estão sob a mira da Nokia.

Os advogados da Apple apresentaram uma outra queixa, a acusar a Nokia de se associar a empresas conhecidas como trolls de patentes para aumentar o seu poder no mercado e maximizar as royalties pedidas em tribunal.

  • 333
  • Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.