exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Uber vai testar carros autónomos no Arizona

A Califórnia não recuou e exigia à Uber uma licença para testar os carros autónomos. A empresa não aceitou e vai mudar o programa piloto para o estado do Arizona.

  • 333

Exame Informática

No Arizona, os carros autónomos têm os mesmos requisitos de registo que os outros veículos e a Uber gosta desta condição. Esse é o principal motivo que levou a empresa a colocar os carros dentro de camiões e mover o programa de testes de veículos autónomos para lá. A decisão surge depois de um braço de ferro com o estado da Califórnia, onde as autoridades exigiam licenças especiais à Uber.

A empresa recusou candidatar-se a obter esta autorização, por considerar que os seus veículos não são 100% autónomos, no sentido em que exigem uma monitorização constante e a presença de um condutor no interior do carro.

O programa correu durante uma semana em São Francisco e conheceu alguns percalços, nomeadamente com um carro a ser visto a atravessar um semáforo vermelho logo no primeiro dia, lembra a Reuters.

Agora, depois de uma estreia em Pittsburgh e uma semana de testes em São Franciso, o programa vai continuar no Arizona, estado que o irá receber «de braços abertos», confirma o governador Doug Ducey.

  • 333