exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vai para os EUA? Cuidado com o que escreve no Facebook

As autoridades fronteiriças dos EUA conseguiram a aprovação para pedir os nomes de utilizador das redes sociais de todos os que peçam um visto para entrar no país. Já há muitas críticas à pergunta e receios de invasão de privacidade.

  • 333

Exame Informática

A Administração Interna dos EUA aprovou o pedido da Customs and Border Protection e autorizou que seja pedida aos viajantes mais informação sobre a sua presença nas redes sociais. «Por favor, indique a informação associada com a sua presença online», com um menu onde se podem escolher várias redes sociais e «Indique o seu nome de utilizador» são os pedidos que aparecem quando se tenta solicitar um visto para visitar os EUA. As autoridades explicam que a pergunta está claramente marcada como opcional e que será um meio importante para ajudar a identificar potenciais perigos, noticia o Engadget.

A American Civil Liberties Union já criticou esta pergunta e receia que seja mais uma forma de discriminação, especialmente para a comunidade muçulmana e árabe que tente ir para os EUA. Surgiram também receios de que a partilha de nomes de utilizador com o governo dos EUA possa colocar em causa a privacidade de cada um.