exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Amazon patenteia armazém flutuante

A Amazon está a investir nos drones para fazer entregas. Agora, sabe-se que tem um registo de patente para um armazém que flutua no ar onde os drones podem ir buscar os produtos.

  • 333

Exame Informática

O registo da patente da Amazon detalha o funcionamento de um «centro de armazenamento flututante a ser usado por veículos não tripulados para fazerem as entregas de artigos», ou seja, uma nave gigante de abastecimento de drones. Este armazém estaria apto a voar até 13 mil metros de altitude e depois seria a base para vários drones saírem e fazer entregas.

A ideia da Amazon é usar depois pequenos aviões para reabastecer o armazém com combustível, com outras encomendas para serem distribuídas e eventualmente com humanos para proceder à manutenção.

Esta solução vai permitir à Amazon garantir que as entregas são feitas com recurso a menos combustível e de uma forma mais rápida. A própria natureza móvel do armazém faz com que a Amazon tenha uma maior flexibilidade para se ajustar a stocks e à procura dos utilizadores, explica o The Verge, dando como exemplo a proximidade a um evento desportivo permitir a entrega de merchandising do jogo e das equipas, de forma rápida.

Nesta fase, a ideia do armazém não passa de uma patente, não havendo qualquer indicação sobre quando é que a solução poderá estar a cruzar os céus.

  • 333
  • Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.