exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Robô prevê se argumento de filme vai ser um sucesso ou não

O ScriptBook é um algoritmo que consegue ler um argumento para um filme e prevê se será um blockbuster ou não, dizem os seus criadores.

  • 333

Exame Informática

Um flop de Ben Affleck e Jennifer Lopez chamado Gigli serviu de inspiração a uma startup belga: criar um algoritmo capaz de prever se o enredo de um filme vai ter sucesso ou não. A CEO da empresa, Nadira Azermai, estagiou na produção deste fiasco e teve a ideia para o ScriptBook há alguns anos.

Agora, depois de um ano a trabalhar no desenvolvimento do projeto, o algoritmo parece estar pronto. Nos primeiros seis meses, foram analisados mais de quatro mil argumentos e dez mil filmes com metadados para definir os 220 parâmetros usados agora pelo ScriptBook, noticia o Engadget.

Azermai explica que o algoritmo está mais focado em evitar que desastres de bilheteira avancem do que definir quais os filmes que vão ser sucesso garantidos. A empresa analisou alguns dos filmes lançados pelos grandes estúdios em 2014 e 2015: o ScriptBook só daria luz verde a 42 dos 70 filmes e, com apenas alguns falsos positivos, conseguiria evitar alguns dos fiascos.

A solução não é única no mercado, havendo outras ferramentas usadas para prever a popularidade e sucesso de filmes antes de estrearem. A vantagem do ScriptBook é que consegue prever concretamente quanto dinheiro é que o filme irá angariar nas bilheteiras. Numa primeira fase, a startup pretende fornecer os serviços aos grandes estúdios e, depois, criar uma ferramenta mais limitada, destinada aos criadores de argumentos. Além de métricas financeiras, o ScriptBook vai analisar a qualidade do argumento e a probabilidade de sucesso.

  • 333