Robô prevê se argumento de filme vai ser um sucesso ou não
O ScriptBook é um algoritmo que consegue ler um argumento para um filme e prevê se será um blockbuster ou não, dizem os seus criadores.
Um flop de Ben Affleck e Jennifer Lopez chamado Gigli serviu de inspiração a uma startup belga: criar um algoritmo capaz de prever se o enredo de um filme vai ter sucesso ou não. A CEO da empresa, Nadira Azermai, estagiou na produção deste fiasco e teve a ideia para o ScriptBook há alguns anos.
Agora, depois de um ano a trabalhar no desenvolvimento do projeto, o algoritmo parece estar pronto. Nos primeiros seis meses, foram analisados mais de quatro mil argumentos e dez mil filmes com metadados para definir os 220 parâmetros usados agora pelo ScriptBook, noticia o Engadget.
Azermai explica que o algoritmo está mais focado em evitar que desastres de bilheteira avancem do que definir quais os filmes que vão ser sucesso garantidos. A empresa analisou alguns dos filmes lançados pelos grandes estúdios em 2014 e 2015: o ScriptBook só daria luz verde a 42 dos 70 filmes e, com apenas alguns falsos positivos, conseguiria evitar alguns dos fiascos.
A solução não é única no mercado, havendo outras ferramentas usadas para prever a popularidade e sucesso de filmes antes de estrearem. A vantagem do ScriptBook é que consegue prever concretamente quanto dinheiro é que o filme irá angariar nas bilheteiras. Numa primeira fase, a startup pretende fornecer os serviços aos grandes estúdios e, depois, criar uma ferramenta mais limitada, destinada aos criadores de argumentos. Além de métricas financeiras, o ScriptBook vai analisar a qualidade do argumento e a probabilidade de sucesso.
Relacionados
-
Ciberguerra: EUA vão retaliar contra Rússia
Em causa estão as alegadas interferências por parte de hackers russos, comandadas pelo governo de Putin, nas eleições presidenciais dos EUA. Obama deve anunciar hoje um conjunto de retaliações.
-
Dados de passageiros aéreos estão vulneráveis
Especialistas alemães revelam que o sistema usado para comunicação entre as várias empresas ligadas a viagens aéreas é vulnerável e que hackers podem facilmente conseguir dados dos passageiros.
-
Phone House vai disponibilizar serviço de renting de smartphones em Portugal
Os contratos estarão disponíveis em versões de 13 e de 25 meses. Os topos de gama da Apple e da Samsung serão os modelos à escolha do cliente.
-
Amazon patenteia armazém flutuante
A Amazon está a investir nos drones para fazer entregas. Agora, sabe-se que tem um registo de patente para um armazém que flutua no ar onde os drones podem ir buscar os produtos.
-
Ciberguerra: Obama revela as sanções aplicadas à Rússia
Os EUA não gostaram da alegada interferência russa nas eleições presidenciais e Obama decretou a expulsão de 35 diplomatas russos e sanções a cinco entidades e quatro indivíduos.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários