exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Automação coloca em risco os trabalhos das mulheres nas tecnologias

Muito do trabalho feito hoje em dia por humanos, vai passar a ser desempenhado por robôs ou de forma automática. Há estudos que provam que os cargos das mulheres nas tecnologias vão ser mais prejudicados do que os dos homens.

  • 333

Exame Informática

Um estudo do Fórum Económico Mundial, ou WEF, prevê que a automação vai chegar mais rápido às STEM, de Science, Technology, Engineering and Math, do que aos restantes segmentos. No entanto, o impacto destas novidades vai ser mais sentido pelas mulheres do que pelos homens. Com robôs a desempenhar determinadas tarefas, o trabalho humano deixa de ser necessário, mas é preciso um humano para supervisionar e controlar o que está a ser feito. O WEF diz que por cada quatro trabalhos desempenhados por homens perdidos para a automação, será criado um novo posto de trabalho. Para as mulheres, o número sobe para os 20 postos perdidos por cada novo criado, noticia o The Next Web.

No setor tecnológico, já naturalmente dominado pelos homens, estes números não deixam de ser preocupantes. Segundo o WEF, a confirmar-se esta tendência, a paridade entre géneros no que diz respeito a salários e carga de trabalho só será uma realidade em 2186.