exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Qualcomm reforça aposta no setor automóvel

A Qualcomm anunciou uma nova parceria com a Volkswagen, um teste de carros conectados na Alemanha e uma rede Gigabit LTE para veículos.

  • 333

Exame Informática

A empresa continua a diversificar o seu raio de ação e, além da compra do fabricante de chips NXP por 47 mil milhões de dólares, a Qualcomm tem outras áreas de intervenção no setor automóvel. O vice-presidente Patrick Little explicou que há três aspetos essenciais para a tecnologia de processamento nos carros: sentir, pensar e agir. A compra da NXP permite atuar nos campos do “sentir” e do “pensar”, enquanto as soluções da Qualcomm são boas para o “agir”, cita o TechCrunch.

A aposta aposta num teste de carros conectados a tudo, em parceria com a Audi, a Ericsson e a Universidade de Kaiserslautern. Estes carros vão testar formas de conexão de veículo com veículo, V2V, de veículo com infrastrutura, V2I, e de veículo com peão, V2P. Outra vertente é a criação de uma rede de ligação Gigabit LTE para carros, que permita as transferências de dados a velocidades que podem ir até 1 Gbps. Por último, a Qualcomm e a Volkswagen estão a desenvolver um sistema de infotenimento a bordo. A estratégia parece passar por equipar os carros modernos com chipsets 820, que depois se vão ligar à Gigabit LTE, para oferecer mais possibilidades de entretenimento, informação e até produtividade.

  • 333