exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

É o fim do FM na Noruega

O país nórdico é o primeiro a decidir desligar completamente o sinal analógico de rádio em FM. O processo deve terminar só no final do ano e, a partir daí, rádio só se for digital.

  • 333

Exame Informática

O início do fim do FM começou hoje, em Bodo, na Noruega, num processo que só deve estar concluído no final do ano. Desde 1995, os utilizadores recebiam rádio via FM e via Digital Audio Broadcasting, ou DAB. O ministério da Cultura daquele país diz agora que é demasiado dispendioso manter o suporte a ambos formatos e que foi tomada a decisão de cortar o analógico. Segundo as contas das autoridades, o DAB oferece melhor qualidade de som, mais hipóteses de escolha e a um oitavo do preço do FM.

A decisão, noticia o The Verge, não agradou à maioria da população, com apenas 17% de votos favoráveis e 66% contra o encerramento do FM. Algumas das críticas ouvidas passam pela perda de capacidade de reação em caso de emergência e no custo elevado em adaptar os aparelhos já existentes: por exemplo, para os automóveis, o adaptador custa entre 115 e 230 dólares. Na Noruega, apenas um terço de todos os carros em circulação estão preparados para receber sinal DAB.

Sabe-se que outros países estarão atentos ao exemplo norueguês no que diz respeito à emissão de rádio.