exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google desiste dos drones da Internet

A Google parou com o projeto Loon, mas não desistiu de chegar aos céus. A próxima viagem tecnológica já será feita num balão

  • 333

Houve tempos em que a Google chegou a sonhar em distribuir acessos à Net através de drones – mas esse projeto não vai chegar sequer a descolar. A gigante tecnológica confirmou ter desistido do projeto conhecido como Titan devido à complexidade técnica e aos custos exigidos.

Acabou a aposta nos drones da Internet, mas a perspetiva de distribuir acessos à Net pelos céus mantém-se. Segundo a 9to5 Google, a gigante de Mountain View vai continuar a trabalhar no projeto Loon que tem em vista o uso de balões para a expansão do acesso à Net em zonas mais remotas ou com menor cobertura das redes de telecomunicações convencionais.

O projeto Titan começou a ser desenvolvido em 2014 por uma empresa que viria a ser comprada pela Google. A meados de 2015, uma falha numa das asas de um veículo aéreo teve como desfecho um acidente aparatoso no deserto do Arizona. Desde essa altura, o projeto Titan pouco mais evoluiu – e, no início de 2016, a maioria dos profissionais que trabalhavam naquela área foram recolocados noutros projetos. A Google não abandonou em definitivo os projetos com Drone: atualmente a companhia está a testar o uso de drones em serviços de entregas.

  • 333
  • É o fim do FM na Noruega

    Mercados

    O país nórdico é o primeiro a decidir desligar completamente o sinal analógico de rádio em FM. O processo deve terminar só no final do ano e, a partir daí, rádio só se for digital.

  • Teste: Sony MDR-1000X

    Mercados

    Ponha estes Sony nos ouvidos e prepare-se. Está prestes a entrar num admirável mundo novo onde vai descobrir uma panóplia de pormenores em músicas que julgava já conhecer como a palma da mão.