exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Professor de Leiria cria software reconhecido em Hollywood

Nuno Fonseca, docente do Politécnico de Leiria, criou o Sound Particles, um software 3D áudio que acaba de ser nomeado pela Cinema Audio Society, de Hollywood, para a a categoria de pós produção.

  • 333

Exame Informática

Estes prémios distinguem o desempenho excecional na área da mistura de som durante o ano de 2016 e estão divididos em sete categorias. O software criado em Portugal compete para o prémio Outstanding Product, na área da pós produção.

«É fantástico ver o nosso trabalho a receber este tipo de reconhecimento», afirma Nuno Fonseca. O Sound Particles usa sistemas de partículas de forma a criar facilmente milhares de sons em simultâneo, dando origem a efeitos sonoros complexos e em pouco tempo. O áudio pode depois ser usado pela indústria de entretenimento em cinema, televisão, videojogos ou realidade virtual, por exemplo.

A nova tecnologia já foi usada no remake de Poltergeist,The Forest, The Walk, Steve Jobs, Batman Vs Super-Homem, Tartarugas Ninja Heróis Mutantes: o Romper das Sombras, O Dia da Independência: Nova Ameaça, As Caça-Fantasmas, Os Sete Magníficos, entre outros.

A decisão sobre os vencedores vai ser conhecida a 18 de fevereiro, durante a 53ª gala anual da Cinema Audio Society.