exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google tem de dar acesso de emails estrangeiros à justiça dos EUA

Um juiz de Filadélfia sentenciou a Google a fornecer o acesso a emails alojados em servidores que não estejam nos EUA, numa decisão diferente da que recebeu a Microsoft.

  • 333

Exame Informática

O juiz magistrado Thomas Rueter considera que a Google tem mesmo de fornecer ao FBI o acesso a emails que estão alojados em servidores fora dos EUA, como parte de uma investigação num caso de fraude. A Google considera que o magistrado decidiu de uma forma diferente do precedente estabelecido num caso com a Microsoft e revela que vai recorrer.

No caso da gigante de Redmond, ficou decidido que a Microsoft não tinha de ceder acesso aos emails alojados em Dublin, na Irlanda, para um caso a ser investigado nos EUA, explica a Reuters. Esta decisão foi bem vista pelas empresas tecnológicas, defensores da privacidade e organizações de defesa dos consumidores.

A Google, por sua vez, explica que, por vezes, tem de dividir os emails em vários pedaços, para ter uma melhor performance de rede e que não sabe necessariamente onde estão localizados todos os emails. A empresa recebe mais de 25 mil pedidos das autoridades dos EUA por ano para ceder informações sobre os utilizadores que estejam a ser investigados.

Agora, com esta decisão, resta perceber como se irão desenrolar casos semelhantes.

  • 333