exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Quer ir aos EUA? Pode ter de dar a password do Facebook

O secretário para a Segurança Interna dos EUA admite que as autoridades estão a equacionar começar a pedir a password do Facebook de todos os que quiserem entrar no país. Numa primeira fase, os “alvos” são os cidadãos dos sete países visados pela política de imigração de Trump.

  • 333

Exame Informática

Donald Trump quer barrar a entrada de cidadãos da Síria, Iraque, Irão, Somália, Sudão, Líbia e Iémen, mas há juízes que não concordam e a proibição ainda não está em vigor. No entanto, John Kelly, secretário para a Segurança Interna dos EUA, informou o Congresso de que estão a planear começar a pedir a password do perfil de Facebook a todos os visitantes, começando precisamente pelos cidadãos destes países.

«Queremos entrar nos seus perfis e ver o que fazem e o que dizem. Se não quiserem colaborar, não entram», explicou Kelly, citado pelo ArsTechnica. A administração Obama já tinha avançado com o pedido dos perfis dos visitantes nas redes sociais. O objetivo é monitorizar a presença online de todos os que estejam interessados em entrar nos EUA e detetar atividades nefastas e ligações perigosas.

Apesar de tudo, estas ideias sobre a imigração ainda não estão completamente definidas, nem implementadas, podendo ainda ser alteradas.

  • 333