exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vodafone chega perto do 5G em testes reais

A Vodafone anunciou em comunicado que conseguiu descarregar um vídeo de 1 GB em menos de dez segundos em testes reais, o que coloca a operadora perto da rede móvel 5G.

  • 333

Exame Informática

A Vodafone Portugal anuncia ser um dos primeiros operadores europeus a conseguir atingir velocidades 5G na sua rede móvel, durante uma demonstração em parceria com a Ericsson e a Qualcomm. A empresa explica que registou velocidades de 1 Gbps sem recurso a qualquer ligação por cabo e que conseguiu descarregar um vídeo com 1 GB em menos de dez segundos.

A operadora explica em comunicado que tem vindo a preparar as suas infraestruturas para atingir estas velocidades através de atualizações de software existente e desenvolvendo funcionalidades como a modulação de 256QAM, que permite elevadas taxas de transferência de informação. Em paralelo, decorre a instalação de antenas com tecnologia 4x4 MIMO e a agregação downlink de três portadoras de frequências.

A Vodafone Portugal explica que está a reforçar o investimento na rede móvel para melhorar a experiência de telecomunicações dos utilizadores, mas ainda não se sabe quando é que estas velocidades estarão disponíveis para os consumidores.

  • 333