exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Ford tem mil milhões de dólares para criar Inteligência Artificial automóvel

A Ford anunciou que vai investir mil milhões de dólares nos próximos cinco anos na Argo AI, uma startup fundada por veteranos da Google e da Uber para criar o cérebro para os automóveis inteligentes do futuro.

  • 333

Exame Infomática

«A próxima década vai ser marcada pela automação do automóvel e os veículos autónomos vão ter um impacto significativo na sociedade, como a linha de montagem da Ford teve há cem anos», disse o presidente e CEO da Ford, Mark Fields, quando anunciou os planos da empresa. A Ford acredita que este investimento na Argo AI vai ter valor acrescentado à sua produção e prevê a criação de tecnologia que depois poderá ser licenciada a outros fabricantes, noticia o Ars Technica.

O foco da Argo AI é o desenvolvimento do Virtual Driver System, um sistema inteligente para carros autónomos. O projeto vai contar ainda com a participação de alguns engenheiros da Ford que já desenvolvem software para a fabricante.

Esta não é a única medida da Ford neste campo, com a empresa a ter investido recentemente na Velodyne (que desenvolve sensores lidar), na Civil Maps (que cria mapas 3D), na SAIPS e na Nirenberg Neusocience (especializadas em soluções de visão artificial).