exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Portugueses ligam mais ao telemóvel do que ao carro

Um estudo do Observatório Cetelem conclui que Portugal é o país da Europa onde se regista o mais elevado nível de ligação ao telemóvel, superando a ligação ao automóvel.

  • 333

Exame Informática

Numa escala de 0 a 10, a ligação do utilizador ao telemóvel conseguiu 7 pontos, acima dos 6,8 registados pela ligação ao automóvel. A preferência dos portugueses pelo automóvel é, no entanto, superior à que foi registada entre belgas, franceses, italianos e britânicos, mas abaixo de polacos, espanhóis e alemães.

De acordo com o comunicado do Observatório Cetelem, «as gerações mais jovens são as que mais tendem a preferir o telemóvel em relação ao automóvel, algo que também resulta da sua disponibilidade financeira. No entanto, as necessidades que acrescem à vida adulta e o crescimento da família são facilitados pela posse de um veículo», explica Pedro Ferreira, diretor da área automóvel da Cetelem.

Os portugueses acreditam que os carros se tornaram mais essenciais (57%), mais bonitos (68%) e fazem sonhar mais do que antigamente (54%). O carro continuará a ter um papel relevante para os lusitanos, com 62% a acreditar que será tão essencial como atualmente, 20% a dizer que será mais importante e apenas 18% a referir que perderá preponderância.

Este estudo teve em consideração mais de 8500 proprietários de automóveis em quinze países.

  • 333