exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Detido suspeito de bloquear um milhão de routers na Alemanha

As autoridades britânicas detiveram, num dos aeroportos de Londres, um suspeito de ter disseminado o worm Mirai por um milhão de routers da Deutsche Telekom

  • 333

Agentes da Agência Nacional de Combate ao Crime do Reino Unido (NCA) detiveram um suspeito de ter participado no ciberataque que terá infetado cerca de um milhão de routers de clientes da operadora alemã Deutsche Telekom no final do ano passado.

Segundo a Reuters, o suspeito é britânico e terá 29 anos. A detenção foi levada a cabo num dos aeroportos de Londres. Não foi indicada a data da detenção.

O ciberataque foi desencadeado no final de novembro, tendo afetado quase 5% dos clientes da rede fixa da Deutsche Telekom. Nos dias que se seguiram ao ataque, o Gabinete de Segurança da Informação Alemão descreveu o ataque aos routers da operadora alemã como parte de um ataque de escala global que tinha como alvos routers usados em redes de DSL.

Na origem dos ataques terá estado o worm Mirai que, alegadamente, terá conseguido bloquear o Twitter e o Spotify pouco antes de se disseminar pelos routers da Deutsche Telekom.

  • 333