A Internet trouxe alterações profundas nos hábitos e na vida quotidiana dos consumidores em todo o Mundo. Segundo um estudo da Kantar TNS, encomendado pela Google, em 2012, um em cada três consumidores de 40 mercados tinha acesso a um smartphone e esse valor sobe para 70% em 2016.
Em Portugal, registou-se uma subida não tão acentuada, de 18% para 59%. Apesar de haver um crescimento na popularidade dos smartphones em todos os segmentos etários, é nos mais jovens que este aparelho é mais presente. Os consumidores com menos de 25 anos referem qeu usam o smartphone para aceder às rede sociais (83%), encontrar informação (67%), ver vídeos online (75%) e fazer compras (3%) ou apenas procurar informação sobre produtos que desejem comprar (46%).
Um pouco por todo o mundo, quase um terço dos utilizadores revela usar o smartphone como meio de aceder à Internet com mais frequência do que através do PC ou do tablet (em Portugal, este número atinge os 23%). Também em 2016, a percentagem de consumidores que referem usar smartphones, tablets e computadores subiu de 3% para 23%.
Este estudo incluiu entrevistas a 625 mil consumidores em todo o mundo, durante cinco anos. Veja o estudo completo no Consumer Barometer da Google e construa gráficos personalizados, por país e por critério analisado.