exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

RoboParty junta 500 jovens em Portugal para construir robôs

A organização espera que a 11ª edição da RoboParty conte com mais de 500 jovens que se juntam em equipas para construir robôs. A entrada é livre para o público em geral.

  • 333

Exame Informática

A Universidade do Minho e a SAR – Soluções de Automação e Robótica organizam mais uma edição da RoboParty que decorre de quinta-feira a sábado. Durante os três dias consecutivos, os mais de 500 jovens participantes vão competir para construir os robôs a partir de um kit em peças Bot’n Roll One A. Embora a maioria dos participantes tenha entre 15 e 18 anos, o mais novo tem oito anos e o menos novo conta com 61 primaveras.

Há 120 equipas em competição que passam por uma formação básica em eletrónica, programação e mecânica para criar o seu protótipo. Há ainda um apoio permanente de 90 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, explica o comunicado de imprensa.

Na sexta-feira e no sábado, os participantes põem os seus robôs à prova para demonstrar as suas capacidades em obstáculos, perseguição e dança. O último desafio está marcado para sábado às 14h00 e conta sempre com muito público, devido à sua espetacularidade.

Entre as principais novidades desta edição, estão as demonstrações de drones e de outros robôs móveis, formações acreditadas para professores e programação de robôs em ambiente gráfico com o Open Roberta. Esta edição vai decorrer no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães.

Veja mais no site oficial do evento e no Facebook.