exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Amazon quer criar serviço de entregas para a Lua

Jeff Bezos apresentou a proposta ao governo americano: criar um serviço de entregas que leve equipamento e carga para potenciais colonos na Lua.

  • 333

Exame Informática

A proposta de Bezos está ligada à Blue Origin, uma empresa espacial privada fundada em 2000. A ideia deste empresário passa por replicar o serviço de entregas que a Amazon tem para entrega de artigos na Terra, mas desta feita com vista à Lua. De acordo com o Hot Hardware, a proposta já foi entregue ao governo norte-americano.

O documento explica que será criada uma base de aterragem junto a uma cratera no pólo sul da Lua, perto de uma zona com água e que recebe luz solar quase constantemente. Estas condições permitem então a criação de uma base lunar a partir da qual investigadores e cientistas podem conduzir as suas missões.

«É tempo de os EUA voltarem à Lua... Desta vez para ficar», afirmou Bezos por email ao Washington Post. A Blue Origin quer usar o Blue Moon para carregar até quatro toneladas e meia de equipamento. Esta nave pode ser adaptada a vários foguetões, como os do NASA Space Launch System, do United Lauch Alliance Atlas V e o New Glenn.

Recorde-se que a SpaceX, de Elon Musk, também está a apontar para a Lua e já prometeu levar quatro turistas até lá antes do final do próximo ao.

  • 333