exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Prontos para descolar

Num futuro não muito longínquo, os drones tripulados e os carros voadores irão partilhar céus e estradas com aviões e automóveis. Esse futuro chega já em 2018.

  • 333

As imagens estão disponíveis no YouTube: os célebres irmãos Wright são os protagonistas, mas a atenção está centrada numa das primeiras máquinas voadoras que cruzaram os céus. Passados mais de 100 anos, a situação repete-se, mas com vários upgrades: as imagens passaram a ter cores e bastante mais nitidez; os inventores já não usam chapéus de coco ou bengala; e mais importante ainda, as máquinas já não são aviões, mas sim drones tripulados ou mesmo carros voadores, que tanto podem ter de obedecer ao código de estrada como a regras próprias da aviação. A corrida às máquinas voadoras voltou a conhecer a euforia do início do século 20. E a espera já não deverá prolongar-se por muito mais tempo: já é possível encomendar um drone tripulado nos dias que correm. Basta ter 500 mil euros disponíveis. A entrega só deverá ser feita em 2018, mas já não deverá tirar ao PAL-V Liberty o título de primeiro drone tripulado a estrear-se no mercado mundial.

CLIQUE AQUI para continuar a ler este artigo, que faz parte da Exame Informática Semanal.

(acesso grátis para assinantes e para quem tem a edição mais recente da revistaExame Informática – o código de acesso está impresso na página nº3)

  • 333