exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

EUA vão proibir computadores e tablets em voos provenientes de oito países

ED JONES

  • 333

O governo dos EUA prepara-se para aplicar mais uma medida de segurança nas viagens de avião. Ainda hoje, deverá ser anunciada proibição do uso de computadores, tablets, câmaras e consolas nas cabines de voos provenientes de oito países. Entre os gadgets de uso corrente, apenas o telemóvel e os dispositivos médicos escapam à restrição, informa a BBC.

A medida de segurança vai ser aplicada às viagens iniciadas em 10 aeroportos: Amã, na Jordânia; Cairo, nos Egito; Istambul, Turquia; Jeddah, na Arábia Saudita; Riade, também na Arábia Saudita; Kuwait, no Kuwait; Casablanca, em Marrocos; Doha, no Qatar; Dubai, nos Emiratos Árabes Unidos; Abu Dhabi, também nos Emiratos Árabes Unidos.

Há nove companhias aéreas que costumam assegurar ligações para os EUA que serão afetadas por esta medida de segurança.

A nova medida de segurança deverá ser anunciada durante o dia de hoje. Não há data prevista para o fim da aplicação desta restrição.

John Kelly, secretário de Estado da Segurança Interna dos EUA, já se terá reunido com representantes do Congresso para explicar os motivos e o modo como esta interdição vai ser aplicada.

O uso de computadores e dispositivos similares em atentados já é conhecido das autoridades internacionais há vários anos – e é mesmo para evitar essa possibilidade de ataque que hoje, nos controlos que precedem os voos, os viajantes são convidados a colocar os computadores num recipiente à parte dos restantes pertences que têm de passar pelo denominado raio x.

Em fevereiro de 2016, este sistema de controlo não terá sido suficiente para evitar que um terrorista detonasse uma bomba adaptada a um computador portátil, num voo que descolou de Mogadíscio, Somália. Apenas o terrorista foi vitimado pelo ataque. O facto de avião ainda se encontrar a baixa altitude terá evitado o pior – e terá dado tempo para o piloto fazer a aterragem em segurança.

  • 333