exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nowo lança serviço de TV que “não é monstro de sete cabeças”

A simplicidade de utilização, a possibilidade de ver dois programas em simultâneo no mesmo televisor e uma nova box de baixo consumo energético são algumas das novidades mais importantes do novo serviço da Nowo

  • 333

A Nowo (lê-se “novo”) começa hoje a comercializar um novo serviço de TV e de Internet onde o grande destaque vai para a interface mais intuitiva. O menu principal tem o formato circular repetindo o design da parte superior do comando, que é acessível com o polegar. Deste modo «o utilizador sente que o menu é o prolongamento do comando» garantiu José Henriques, Chief Marketing Officer da Nowo, durante a apresentação à imprensa.

Segundo o responsável da empresa que já foi conhecida por Cabovisão, as funcionalidades e menus foram implementados em resultado de um estudo que analisou as preferências dos utilizadores. A função de pesquisa, as recomendações (análise que junta o histórico do utilizador com os programas mais populares) e o “flashback” (gravações automáticas) estão imediatamente acessíveis no primeiro menu. O guia TV tem a particularidade de apresentar os canais favoritos do utilizador em primeiro lugar, antes da lista organizada pela posição do canal.

O comando tem botões diretos para as funcionalidades mais utilizadas, com destaque para a pesquisa e para quatro botões programáveis (coloridos). Verificámos que o processo de personalização é muito simples: basta navegar até ao menu ou funcionalidade pretendido e manter a tecla programável pressionada durante alguns segundos.

Nova é também a funcionalidade de apresentar dois conteúdos em simultâneo com o ecrã dividido em dois. Os conteúdos podem ser de fontes variáveis, incluindo transmissão de um canal, um aluguer do videoclube, a reprodução de um “flashback” ou de ficheiros armazenados numa pen. Sim, porque a porta USB frontal da box da Nowo tem capacidade de reproduzir imagens, vídeos e áudio nos formatos mais populares. Os quatro sintonizadores permitem a visualização de dois canais enquanto podem estar a ser feitas gravações de outros dois.

Ainda mais incomum é a utilização de um disco externo de 500 GB para armazenamento das gravações. Em declarações à Exame Informática, Ana Maria Teixeira, CTO da Nowo, justificou esta opção: «deste modo é mais fácil evoluirmos para o serviço de gravação cloud, que é o próximo passo, e também facilita a assistência técnica em caso de avaria». Segundo a Nowo, a box tem um modo de standby “profundo” com um consumo energético de apenas 1 watt. A ativação deste modo é feita automaticamente depois de um período de inatividade definido pelo operador (o sistema vem predefinido para 4h). Pelo que conseguimos apurar, é preciso mais de um minuto para reativar a box a partir deste standby.

Além da box, o novo serviço inclui ainda um novo gateway (modem/router) com Wi-FI N e banda de 5 GHz. Os responsáveis da Nowo confirmaram à Exame Informática que o router não suporta a norma Wi-FI AC, mas que a box já inclui esta tecnologia – a box pode comunicar com o gateway por cabo de rede ou por Wi-Fi, sendo que precisa sempre da ligação TV (coaxial).

A Nowo TV está também disponível numa app para smartphones e tablets e através de acesso Web.

De acordo com os responsáveis da Nowo, a nova solução já pode ser adquirida pelos clientes da operadora. Quem tem a box anterior pode migrar gratuitamente para o novo serviço, embora esta opção signifique reiniciar o período de fidelização, que pode ser de um ou dois anos.

A Nowo TV com acesso à Internet de 100 Mbps e 140 canais tem uma mensalidade de 29,99 euros.

A nova box, ao lado do gateway (router/modem). Na traseira da box é visível o disco externo que serve para armazenar as gravações

A nova box, ao lado do gateway (router/modem). Na traseira da box é visível o disco externo que serve para armazenar as gravações

  • 333