exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Twitter usa software para detetar e eliminar mensagens que apelam à violência

O Twitter publicou um relatório de transparência onde explica que suspendeu 63 mil contas todos os meses por violações relacionadas com a promoção do terrorismo, o triplo do que foi registado em igual semestre no ano anterior.

  • 333

Exame Informática

As autoridades governamentais europeias e americanas têm pressionado Twitter, Facebook e Google a agir e combater as mensagens de radicalização online, especialmente as que são veiculadas por organizações terroristas como o ISIS. O Twitter publicou agora um relatório onde detalha que no semestre passado suspendeu mais de 377 mil contas, a um ritmo de 63 mil contas por mês, quase o triplo das 24 mil contas suspensas todos os meses no mesmo semestre do ano passado.

A empresa explica ainda que recebe cada vez mais pedidos por parte dos governos para remover algumas mensagens publicadas por jornalistas e media e que a Turquia é o país que mais solicitações destas fez (77, num total de 88 pedidos).

O Twitter revela que o software de combate ao spam foi responsável por identificar 74% das contas suspensas no semestre em questão por estarem a publicar conteúdos que apelavam à violência política e religiosa. No semestre anterior, estas ferramentas tinham ajudado a identificar um terço de todas as contas suspensas por estes motivos.

  • 333