exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Uber suspende ensaios com carros autónomos devido a acidente

A Uber retirou das estradas os carros autónomos que foram usados em testes nos estados do Arizona, Pensilvânia e Califórnia. Um acidente no Arizona ditou a decisão.

  • 333

Um acidente na localidade Tempe levou a Uber a interromper os ensaios com carros autónomos que vinha realizando no Estado do Arizona. O acidente ocorreu na passada sexta-feira envolvendo um SUV da Volvo, que seguia em modo autónomo. Não há registo de pessoas sinistradas – e não há detalhes sobre os motivos do acidente, que viria a danificar outro carro.

O acidente, que mereceu algum destaque nos média norte-americanos (a imagem inserida nesta página mostra a cobertura do canal de TV ABC) levou a Uber a suspender todos os ensaios autorizados nos Estados do Arizona, Pensilvânia e Califórnia, informa a Bloomberg.

Por mais de uma vez, a Uber elegeu os carros autónomos como uma área estratégica, mas os tempos mais recentes revelaram alguns desafios acrescidos: o jornal New York Times noticiou recentemente que um dos carros Volvo usados nos testes da startup falhou por várias vezes na deteção de sinais vermelhos dos semáforos nos ensaios levados a cabo na cidade de São Francisco.

No início de março, uma fuga de informação de maiores proporções, com documentos internos da empresa, deu a conhecer vários casos em que, repetidamente, os operadores humanos, que seguem ao volante mesmo quando os carros seguem em modo autónomo, tiveram de assumir o controlo dos veículos para evitarem acidentes.

Esta não é a única situação delicada que os carros autónomos da Uber têm pela frente: a empresa de Travis Kalanick está atualmente numa contenda nos tribunais na sequência de uma acusação da Waymo, empresa do grupo da Google, que interpôs uma ação por alegada usurpação de segredos industriais.

  • 333