exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Operadores dos EUA dizem que não vão vender dados de internautas

O Congresso dos EUA aprovou a legislação que permite aos fornecedores de acesso à Net venderem os dados de navegação dos utilizadores, mas as grandes cadeias já disseram que não o vão fazer.

  • 333

Exame Informática

A Comcast, a Verizon e a AT&T afirmaram na sexta-feira que não vão vender os dados dos internautas. A afirmação surge depois de ter sido conhecida a decisão do Congresso dos EUA que revoga algumas diretivas aplicadas durante a Administração Obama. «Não vendemos o histórico de navegação dos nossos clientes. Não o faziamos antes de as regras da FCC terem sido aprovadas e não temos planos para o fazer agora», disse Gerard Lewis, responsável pela privacidade da Comcast, citado pela Reuters. A AT&T escreve no seu blogue que não vai vender a informação dos utilizadores a ninguém. Também a Verizon emitiu um comunicado no mesmo sentido.

Na quinta-feira passada, sem o apoio dos Democratas e com forte oposição dos defensores da privacidade, os congressistas Republicanos aprovaram a revogação das regras criadas pela equipa de Barack Obama e que exigia que os fornecedores de acesso à Net tivessem de obter o consentimento dos utilizadores antes de poderem vender a informação da geolocalização, informação financeira, dados de saúde ou sobre menores e o histórico de navegação privado de cada um.

  • 333