exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Hackers norte-coreanos desviaram 81 milhões de dólares do Banco do Bangladesh

A conta do Banco do Bangladesh na Reserva Federal de Nova Iorque foi saqueada por hackers no ano passado. A Kaspersky desconfia de que hackers ligados ao governo da Coreia do Norte estejam por trás do golpe.

  • 333

Exame Informática

A Kaspersky divulgou um documento onde mostra algumas provas de que o grupo Lazarus tenha sido o responsável por desviar 81 milhões de dólares da conta do Banco do Bangladesh na Reserva Federal de Nova Iorque. Este grupo foi também o responsável pelos ataques à Sony em 2014. De acordo com os indícios apontados pelos especialistas da Kaspersky, o grupo Lazarus terá feito uma conexão direta de um endereço IP na Coreia do Norte a um servidor na Europa que foi usado para controlar os sistemas infetados, explica a Reuters.

As atividades do Lazarus começaram em 2009 e esta é a primeira vez que surge uma ligação direta à Coreia do Norte, que sempre negou estar envolvida com estes piratas.

Em diferentes situações no passado, agências como o FBI ou a NSA e diversos peritos em segurança apontaram que estes cibercriminosos estariam a trabalhar a mando do governo norte-coreano, mas até agora não havia qualquer ligação direta.

O grupo tem uma divisão interna, conhecida por Bluenoroff, responsável por vários ataques a bancos e instituições financeiras em pelo menos 18 países.

  • 333