exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Mercedes e Bosch vão desenvolver táxis autónomos

A Daimler, dona da Mercedes, e a Bosch anunciaram uma parceria com o objetivo de entregar o primeiro táxi autónomo dentro de cinco anos.

  • 333

Exame Informática

É uma parceria de peso: de um lado, o maior fabricante de carros premium, do outro, o maior fornecedor de peças para automóveis. O objetivo das duas empresas é focar-se no desenvolvimento de um táxi autónomo e entregá-lo dentro de cinco anos. Com esta parceria, a Daimler anunciou ainda o fim do programa onde pretendia criar o seu protótipo de carro autónomo.

A Bosch está encarregue de desenvolver o software e os algoritmos necessários. A Mercedes vai poder usar estes sistemas em exclusividade durante dois anos, antes de a solução poder ser oferecida a outros fabricantes. Para a Bosch, esta será uma boa forma de marcar presença num segmento onde rivais como a Continental ou a Delphi já fizeram grandes investimentos.

A Daimler diz que pretende entregar o primeiro sistema autónomo no início da próxima década, mas não explica quando é que poderá ser o lançamento comercial dos primeiros táxis autónomos ou robo-táxis.

Os detalhes financeiros desta parceria não foram tornados públicos.

Os analistas da Goldman Sachs estimam que este mercado cresça de 3 mil milhões de dólares em 2015 para 96 mil milhões em 2025 e 290 mil milhões em 2035.

  • 333