É uma parceria de peso: de um lado, o maior fabricante de carros premium, do outro, o maior fornecedor de peças para automóveis. O objetivo das duas empresas é focar-se no desenvolvimento de um táxi autónomo e entregá-lo dentro de cinco anos. Com esta parceria, a Daimler anunciou ainda o fim do programa onde pretendia criar o seu protótipo de carro autónomo.
A Bosch está encarregue de desenvolver o software e os algoritmos necessários. A Mercedes vai poder usar estes sistemas em exclusividade durante dois anos, antes de a solução poder ser oferecida a outros fabricantes. Para a Bosch, esta será uma boa forma de marcar presença num segmento onde rivais como a Continental ou a Delphi já fizeram grandes investimentos.
A Daimler diz que pretende entregar o primeiro sistema autónomo no início da próxima década, mas não explica quando é que poderá ser o lançamento comercial dos primeiros táxis autónomos ou robo-táxis.
Os detalhes financeiros desta parceria não foram tornados públicos.
Os analistas da Goldman Sachs estimam que este mercado cresça de 3 mil milhões de dólares em 2015 para 96 mil milhões em 2025 e 290 mil milhões em 2035.