exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Disney patenteia robôs humanoides e que interagem com pessoas

A Disney parece estar a apostar no desenvolvimento de robôs com a forma de seres humanos e que interagem com adultos e crianças que, por exemplo, visitem os seus parques de diversões.

  • 333

Exame Informática

Por vezes, o registo de uma patente não quer dizer nada e é apenas uma forma de as empresas protegerem algum conceito ou ideia, mesmo que não estejam ativamente a desenvolver nenhuma novidade. Neste caso, se a Disney estiver mesmo a investir na patente que registou nos EUA, os visitantes dos parques de diversões da marca podem passar a ser recebidos por robôs humanoides.

A patente da Disney descreve «um robô que se move e que interage fisicamente como uma personagem animada» e que tenha sido «adaptado para contacto suave e/ou interação com um humano». Este robô terá uma pele suave e algumas partes do corpo cheias com gás ou ar. O controlo deve ser assegurado, pelo menos numa primeira fase, por um humano para garantir a segurança das interações, nomeadamente com as crianças.

Segundo o Gizmodo, uma das primeiras figuras a aparecer será o Baymax, que ficou conhecido na animação Big Hero 6.

Resta perceber qual será o impacto desta inovação, se chegar a concretizar-se, para os trabalhadores dos parques de diversões, que poderão ser substituídos por robôs humanoides no desempenho das suas funções.

  • 333