exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple quer comprar unidade de chips da Toshiba

Há rumores de que a Apple e a Foxconn vão aliar-se para comprar a unidade de chips da Toshiba. O plano é investir muitos milhares de milhões de dólares para conseguir 20% da empresa.

  • 333

Exame Informática

A compra por parte da Foxconn é mal vista pelas autoridades japonesas, devido às ligações da fabricante com o governo chinês. Uma parceria entre a Apple e a Foxconn para licitar sobre a unidade de chips da Toshiba é mais bem vista e permite manter o controlo da empresa entre americanos e japoneses. Daí a Apple estar a equacionar um investimento avultado, até como forma de criar um fornecimento estável de alguns componentes chave. A Toshiba é o fabricante número dois no que diz respeito a chips de memória flash, atrás da Samsung e à frente da SK Hynix e da Micron.

A Western Digital, por sua vez, considera que os planos da Toshiba para vender a unidade de chips violam um acordo entre as duas empresas e pretende ter o direito de negociar em exclusivo.

Sabe-se que a Toshiba limitou o grupo de licitadores a quatro: Broadcom, SK Hynix, Western Digital e Foxconn, não se sabendo ainda se a Apple participou na primeira ronda, que contou com dez ofertas, noticia a Reuters.

Enquanto o processo de compra não termina, a Toshiba quer usar o negócio de chips como garantia colateral para desbloquear alguns créditos que possa investir para melhorar a operação.

A Apple, a Foxconn e a Toshiba recusaram comentar o assunto.