exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple quer passar a usar só materiais reciclados

A marca da “maçã” quer deixar de usar alumínio ou ouro para construir os seus novos aparelhos e passar a ser mais verde, recorrendo apenas a materiais reciclados.

  • 333

Exame Informática

A Apple divulgou o relatório ambiental anual e destaca o esforço para passar a usar mais materiais reciclados. O objetivo final desta caminhada é que os próximos Mac ou iPhones possam ser criados apenas com este tipo de material.

A marca da “maçã” destacou a produtividade dos robôs Liam que conseguiram desmontar mais de 2,4 milhões de iPhone 6 num ano, permitindo uma poupança de 1900 quilos de alumínio por cada cem mil telefones desmontados. Os materiais aproveitados pelos robôs Liam foram usados para construir depois um conjunto de Mac Mini e que são usados para controlar as linhas de produção dos iPhones, noticia o Engadget.

Num outro esforço, a empresa revela que os serviços como iMessage, o FaceTime ou o Siri correm em centros de dados alimentados exclusivamente a energias renováveis. Por outro lado, a Apple quer também basear-se apenas na energia que consegue gerar ou deter parcialmente instalações solares ou eólicas de produção de energia. Em 2020, a tecnológica quer conseguir ter capacidade para gerar 4 GW, o suficiente para alimentar 725 mil lares. Não será de espantar se, num futuro não muito longínquo, a Apple começar também a vender a energia em excesso que não consumir.

  • 333