exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Protestar contra Putin? Há uma app para isso

Uma organização sem fins lucrativos, um movimento de oposição e uma empresa russa estão a desenvolver uma app que permite enviar informação instantaneamente quando um protestante é preso. O objetivo é informar rapidamente os outros para que o possam ir ajudar.

  • 333

Exame Informática

Na iminência das eleições presidenciais marcadas para o próximo ano na Rússia, os protestantes estão a começar a preparar as suas “armas”. Uma delas passa por uma app que avisa os outros assim que um deles é preso. A app, chamada Red Button, envia uma notificação com a localização e contactos de emergência de um protestante detido. Além desses dados, é enviada a morada da esquadra mais próxima, para que os outros protestantes possam ir em seu auxílio, noticia a Reuters.

Putin é o político mais popular da Rússia, mas os seus opositores denunciam um clima de controlo dos media e de limitação dos protestos.

A app foi desenvolvida pela fundação Open Russia, criada por Mikhail Khodorkovsky, e pela OVD-Info. Além da informação sobre os detidos, a Red Button vai ajudar a gerir uma página no Twitter com mapas e notificações sobre os protestos em tempo real.

A aplicação já está presente em mais de quatro mil dispositivos, está disponível para iOS e Android, estando a versão para Windows prevista para o verão.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"