exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Túneis: a solução de Musk para acabar com engarrafamentos

Exame Informática

  • 333

Elon Musk falou sobre os projetos da The Boring Company. A empresa está a desenvolver um sistema com uma rede de túneis para acabar com o engarrafamento do trânsito em Los Angeles.

Exame Informática

A empresa fundada por Elon Musk publicou um vídeo conceptual sobre um sistema de túneis que passam por baixo das estradas, com plataformas que fazem subir e descer os carros e trenós que os movimentam a velocidades que podem chegar aos 250 km/h. Esta poderá ser uma das soluções para combater a congestão de trânsito nas grandes metrópoles.

O veículo aproxima-se de um destes elevadores e estaciona. Depois, o sistema vai identificar a melhor rota para que o condutor chegue ao destino desejado e os trenós, batizados de Skates, tratam do resto. Uma vez que deixa de ser pedido ao condutor que guie, os Skates podem viajar a até 250 km/h, explica o SlashGear. Por trás da rede complexa, com vários pontos de entrada, saída e cruzamento, uma Inteligência Artificial irá comandar as viagens e atuar como garante de segurança.

Musk conta que teve a ideia durante as muitas horas que passou no trânsito em Los Angeles a ir de casa para o trabalho e vice-versa. A solução não poderia passar apenas por carros autónomos e então investiu numa máquina de escavação de túneis. O empresário revelou que está também a investigar a possibilidade de tornar o processo de escavação mais eficiente.

Ainda não há qualquer previsão de quando este sistema possa estar pronto.

Veja o vídeo apresentado por Musk numa TED Talk.

  • 333