exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Acusada de extorsão obrigada pelo tribunal a desbloquear o iPhone

Ainda não há consenso entre as autoridades sobre se os suspeitos de crime devem ser forçados a fornecer as passwords para desbloquear aparelhos como telefones. Em Miami, um tribunal ordenou a uma suspeita que o fizesse.

  • 333

Exame Informática

A questão que está na base desta dúvida é se entregar a password é uma violação da 5ª Emenda da Constituição dos EUA, ou seja, ajuda a encontrar provas contra si mesmo, ou se equivale a entregar a chave de um cofre. Um juiz em Miami considerou que seria a segunda hipótese e obrigou mesmo Hencha Voight, uma celebridade de um reality show, a desbloquear o seu telemóvel para as autoridades poderem ver as mensagens trocadas. Voight é acusada de tentar extorquir outra celebridade norte-americana com a ameaça de divulgação de vídeos de cariz sexual.

Voight contactou com Imani Simmons, assistente de Julieanna Goddard, a avisar que alguém estava a tentar vender vídeos e fotos incriminadores sobre Goddard. Voight aconselhou Simmons a cooperar com os extorsionistas, de forma a não manchar a imagem da socialite.

Voight é acusada de orquestrar o esquema de extorsão com Wesley Victor e terá estado a trocar mensagens com ele, enquanto também falava com Simmons. Victor terá depois enviado mensagens a Goddard a pedir 18 mil dólares para não divulgar as imagens que alegava ter. Uma vez que Voight e Victor têm iPhones, as mensagens trocadas entre si são encriptadas e estão fora do alcance das autoridades. Agora, o juiz ordenou que a suspeita cooperasse com as autoridades e cedesse a sua password.

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"